portrait of my mind

sexta-feira, outubro 22, 2004

Imagina...

... que de repente não consegues realizar uma tarefa que fazes diariamente, esqueces-te do nome dos teus colegas e do número de telefone dos teus amigos; perdes-te no caminho para casa; jantas, e passado um bocado não tens ideia se o fizeste; não consegues terminar uma frase por não te lembrares das palavras, substituindo-as por outras sem qualquer nexo; esqueces-te do significado dos números e não compreendes sequer o que é um aniversário; não reconheces os teus familiares mais próximos; pegas num relógio e não sabes para que serve e em vez de o pôr no pulso pões no frigorífico; num minuto estás super bem-humorado e de repente começas a chorar sem razão para tal… hum, consegues imaginar?
Estes são alguns exemplos das "barreiras" psicológicas e físicas que um doente de Alzheimer enfrenta constantemente, tornando-se, muitas vezes, um "peso morto" para a família.

Para quem não sabe, "a doença de Alzheimer foi descoberta em 1907, por Alois Alzheimer, um psiquiatra e neuropatologista. Esta doença caracteriza-se pela lenta e progressiva morte das células do cérebro, devido à formação de placas neuríticas, constituídas por fibrilhas da proteína beta-amilóide. Começa por aniquilar a memória e, subsequentemente, as outras funções mentais, determinando completa ausência de autonomia. Está muito relacionada com a idade e, em geral afecta pessoas com mais de 50 anos."

Bem, decidi postar sobre a Alzheimer depois de ver um programa na tv sobre o assunto, onde familiares de pessoas com esta doença davam a mostrar a sua experiência! Acreditem, não desejo a ninguém, nem para o próprio doente, nem para aqueles que cuidam dele! E… já que morrer vamos todos… espero não morrer desta maneira, nem eu nem ninguém!!!


APFADA

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home